sábado, 6 de outubro de 2012

Ivo Fiorotti: educador, religioso, militante social.


Na década de 80, Canoas conheceu o Frei Ivo, um frade capuchinho com a simplicidade de São Francisco de Assis, um religioso muito dedicado aos mais pobres, comprometido com a organização do povo nas lutas por moradia, emprego, melhores salários e vida digna. Ivo Fiorotti sempre foi uma pessoa convicta de seu dever histórico e após um período dedicado a vocação religiosa, ao conhecer Ivonete (a Diva), decidiu formar uma família. E juntos, Diva e Ivo, passaram a se dedicar ao trabalho religioso e social. A família Fiorotti, desde o início, foi acolhida pelo povo da Vila União dos Operários, onde muito contribuíram, dando exemplo e testemunho de solidariedade. Todos que conhecem o Ivo sabem que ele é uma pessoa com o dom de dar segurança aos companheiros e companheiras, seja na Igreja, na Associação de Moradores, na Horta Comunitária e na militância política partidária. Com posições equilibras e opiniões sábias, Ivo Fiorotti ajudou o movimento comunitário a se organizar e se fortalecer e sempre foi e continua sendo um líder fundamental na construção do Partido dos Trabalhadores. Nas pastorais sociais, nas comunidades eclesiais de base e nos movimentos populares, o Ivo é uma pessoa que, continuamente, ajuda a refletir e a atualizar a vivência prática do Evangelho de Jesus Cristo.
Assessor parlamentar, professor, gestor público no governo do Estado e vereador, Ivo Fiorotti sempre teve tempo para a família, para a comunidade, aos amigos e vizinhos e para a militância no PT e no movimento comunitário. Muito solícito e atencioso com as pessoas, o Ivo sempre foi procurado para um conselho, uma ideia, a solução de um problema, algumas palavras amigas ou uma boa análise de conjuntura. Enfim, um ser humano extraordinário, com a capacidade de ajudar as pessoas a serem mais humanas e se sentirem com mais dignidade. 
Em 2008 Ivo Fiorotti foi eleito vereador e, após a eleição, reuniu as pessoas que o apoiaram e, de forma participativa, decidiram a missão e as diretrizes do seu mandato, expressas no lema: “Servir a Pessoas e Fortalecer as Organizações Sociais”. O mandato do vereador Ivo Fiorotti procura cotidianamente atender as demandas através das políticas públicas com eficiência e eficácia. É um vereador que estimula o controle social com fiscalização e participação popular. Sua prática é mostrar o caminho para que o cidadão não fique dependente e seja protagonista na conquista de seus direitos. Fiorotti, desde o início, colocou o seu mandato a serviço das pessoas e do fortalecimento das organizações e movimentos populares.
Muito consciente do papel do vereador, Ivo Fiorotti vem trabalhando firme na formulação e proposição de projetos e leis de inclusão. É o autor de 14 leis e 2 decretos legislativos. Entre as diversas leis que apresentou e foram sancionadas pelo prefeito Jairo, se destacam o Programa de Destino de Resíduos Sólidos, a criação do Selo Amigo do Reciclador, a obrigatoriedade na separação do lixo seco e do lixo orgânico, a lei das calçadas ecológicas, o Dia Municipal do Bem-Estar Animal, a Semana da Música, o Dia dos Surdos. E além destes temas importantes, o vereador também foi o autor de diversas leis que denominam logradouros públicos, garantindo endereço e CEP para milhares de famílias. E para fortalecer o movimento comunitário e valorizar suas lideranças, Ivo Fiorotti, através de dois decretos legislativos, criou o “Prêmio Líder Comunitário Clésio Aires de Oliveira”. Por tudo isso, podemos dizer que Ivo Fiorotti cumpre realmente seu papel no Poder Legislativo, é um vereador de verdade. Fiorotti também se destacou como líder do governo Jairo Jorge, solidificando na Câmara de Vereadores uma base parlamentar que deu a necessária sustentação para que o prefeito Jairo Jorge pudesse implementar uma gestão pública que vem mudando a cidade de Canoas. E por todo o apoio e incentivo que deu as associações, escolas, entidades e organizações sociais nas mobilizações para o Orçamento Participativo, Fiorotti é reconhecido como o vereador da participação popular. 
Por isso, votar em Ivo Fiorotti 13114 é votar num vereador de verdade. Um vereador que cumpre seu papel no Legislativo, onde trabalha com a marca de sua trajetória como religioso, educador, militante e reformador social.

*Pilato Pereira é Mestre em Teologia pela PUCRS e autor do livro "O Irmão dos Pobres: Antônio Cechin, uma biografia". Porto Alegre: ESTEF, 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

CNPJ 14.784.522/0001-36 | Coligação PT - PRB | Ivo Fiorotti 13114